domingo, janeiro 28, 2007

Osmose Musical

Sabem, quando você chega cansado do trabalho às duas da manhã, liga a TV e encontra Ivete Sangalo cantando em um festival à milhares de quilômetros de distância é que se liga em como os produtores de certos eventos não sabem reconhecer o que verdadeiramente agrada a mais gente.

Vou lhes contar algumas coisas para que tenham idéia do que eu estou falando. Ivete Sangalo vem ao sul do país e faz um show, atrai dezenas de milhares em público. Um ano depois ela volta ao mesmo lugar, mas dessa vez apenas nove mil pessoas aparecem. Nada mudou na fama dela nesse ano que passou, continua a mesma de antes, isso se não tiver aumentado. Tá, nove mil pessoas é um baita público, mais do que a população urbana da minha cidade inteirinha, e prova que a música dela têm, sim, qualidade. Mas por quê diminuiu tanto de um show para outro?

A verdade por trás disso é conhecida por qualquer idiota com metade de um cérebro que já tenha pensado sobre o assunto. O mercado de música, no mundo todo, funciona por osmose, ou seja, o que faz sucesso não é o que o público gosta, mas sim aquilo que toca mais nas rádios, novelas ou o que for. E isso cria distorções como a que eu relatei lá atrás, dezenas de milhares vão a um show não pela música, mas pela oportunidade de ver alguém que sempre aparece na TV, e mais tarde nunca retornam, afinal, nunca gostaram mesmo daquela artista.

Sim, sim, aqueles do primeiro show pularam, cantaram junto e chamaram ela de gostosa. Mas veja só; se eu pagasse uma pequena fortuna para assistir um show de uma ou duas horas, também pularia feito um louco, cantaria junto e o que mais fosse, porque é exatamente isto que eu desejo quando vou num show, pouco importa se é uma cantora gostosa ou um orangotango dançarino que está no palco, eu quero é aproveitar a festa, porra!

Um comentário:

Unknown disse...

CARA! GENIAL! aMEI VOCê!!!!!